Resultados da feira K 2022 em Düsseldorf correspondem às expectativas mais otimistas

A satisfação da indústria de plásticos e borracha por finalmente poder trocar ideias pessoalmente e em nível global, novamente após três anos, caracterizou a K 2022 em Düsseldorf e garantiu um excelente clima entre os 3.037 expositores. As empresas relataram ter feito contatos muito bons, além de uma vontade de investir significativa entre os visitantes profissionais, mencionando novos relacionamentos promissores com clientes e a conclusão de numerosos negócios.

“A K em Düsseldorf mais uma vez correspondeu às mais altas expectativas. Continua sendo a feira mais internacional, completa e inovadora da indústria global de plásticos e borracha”, disse Erhard Wienkamp, ​​diretor administrativo da Messe Düsseldorf, encantado com os bons resultados e acrescentando: “A feira demonstrou de forma impressionante o quão valioso são o networking face a face, os encontros por acaso e as experiências presenciais de marca e produto. Estamos muito satisfeitos em ver que a K 2022 foi bem sucedida em enviar sinais fortes como um impulsionador de inovação da indústria e que nossos expositores fizeram negócios com um grande número de clientes internacionais com grande poder de decisão.”

176.000 visitantes profissionais de todos os continentes viajaram para o seu evento setorial mais relevante em Düsseldorf. Em mais de 70%, a proporção de convidados internacionais na K 2022 permaneceu em um nível constantemente alto.

O veredicto de Ulrich Reifenhäuser, Presidente do Conselho Consultivo de Expositores da K 2022, também é muito positivo: “Depois de quase nenhuma feira comercial ter podido ocorrer em todo o mundo – e também em nível nacional – nos últimos três anos, a K 2022 foi ainda mais ansiosamente esperada como a feira mundial número 1 da indústria de plásticos e borracha e conseguiu dar um novo impulso em todos os setores de nossa indústria. As muitas, e em parte inesperadas, negociações de contratos concretos realizadas na feira falam por si!”

A atual imprevisibilidade e incerteza dos eventos contribui para uma situação apertada no setor em geral, mas isso não prejudicou o comprometimento dos expositores e o interesse dos visitantes, muito pelo contrário: “Principalmente agora em tempos turbulentos e onde a indústria do plástico está passando por uma transformação em direção à economia circular, a K 2022 foi o lugar ideal para traçar conjunta e ativamente o rumo do futuro”, resume Ulrich Reifenhäuser.

Foi especialmente a riqueza de novos desenvolvimentos tecnológicos apresentada pelos produtores de matérias-primas, fabricantes de máquinas e processadores de plásticos para a implementação da economia circular, conservação de recursos e proteção climática que emocionaram os visitantes profissionais. Comentando sobre isso, Ulrich Reifenhäuser disse: “Pode-se sentir claramente que todas as empresas abraçaram a necessidade de assumir a responsabilidade social e pensar nos plásticos de maneira sustentável, desde o início da cadeia de processos. A variedade de soluções, máquinas e produtos para a transformação em direção a uma economia circular apresentada na K 2022 foi incrível.”

Os visitantes comerciais da K deste ano viajaram de 157 nações para a metrópole do Reno. Além da Alemanha, os países europeus fortemente representados em termos dos visitantes incluíram Holanda, Itália, Turquia, França, Bélgica, Polônia e Espanha. Com 42% dos visitantes vindos do exterior, o alcance da K foi tão alto como costumeiramente entre o público de comércio internacional. Enquanto os visitantes da região do Leste Asiático, em particular, estavam menos bem representados do que na K de três anos atrás, devido às condições atualmente mais difíceis nesses países devido aos regulamentos de quarentena, numerosos visitantes dos EUA, Brasil e Índia foram recebidos em K 2022.

Para cerca de dois terços de todos os visitantes pesquisados, o interesse em máquinas e construção de fábricas ficou em primeiro lugar. 57% e, portanto, 5% a mais do que na K 2019, disseram estar interessados ​​em matérias-primas e materiais auxiliares, sendo os reciclados e os bioplásticos particularmente populares. Para 28%, produtos semi-acabados e peças técnicas feitas de plástico e borracha foram o principal motivo da vinda (múltiplas respostas eram possíveis). Mais de 70% de todos os visitantes integravam altos e médios postos de direção.

Notas altas foram dadas pelos visitantes da K 2022 pela completude de suas ofertas e pelo mapeamento da inteira cadeia de suprimentos. 98% de todos os profissionais afirmaram ter alcançado plenamente as metas associadas às suas visitas.

Durante os oito dias da feira, ficou claro que a K deste ano acertou na sua seleção de tópicos quentes – economia circular, proteção climática e digitalização. Em termos de intenção de investimento, as máquinas e equipamentos para transformação e reciclagem destacaram-se em 43%. O foco foi particularmente na sustentabilidade, mas também na economia circular e na eficiência energética e de recursos na produção. Cerca de 40% dos tomadores de decisão disseram estar analisando o tema da descarbonização.

Os programas especiais da K, que também se concentraram nos três tópicos quentes, foram da mesma maneira muito bem recebidos. A mostra especial oficial, ‘Plastics Shape the Future’, concentrou-se nos desafios econômicos, sociais e ecológicos e nas soluções potenciais em torno dos tópicos orientadores da K, compreendendo discussões e palestras de alto calibre que tiveram uma frequência muito boa em todas as suas apresentações.

O Fórum de Economia Circular, onde a VDMA e 13 de suas empresas associadas demonstraram de forma impressionante a importância da tecnologia na implementação da economia circular na indústria do plásticos, marcou pontos com o público internacional com demonstrações ao vivo, além de muito conhecimento bem fundamentado e informações detalhadas sobre o tema.

Na K deste ano em Düsseldorf, também houve muita discussão sobre a linguagem de produção global, OPC UA. Este padrão permite que os parâmetros de processamento das máquinas e equipamentos sejam coordenados de forma mais precisa e direcionada. Isso, por sua vez, é considerado um pré-requisito importante para o gerenciamento circular otimizado. 40 empresas de oito países participaram de um projeto de demonstração OPC UA na feira.

No Science Campus, tanto os expositores quanto os visitantes da K 2022 tiveram acesso a uma visão geral condensada das atividades e descobertas científicas no setor de plásticos e borracha. Numerosas universidades, institutos e organismos de financiamento ofereceram oportunidades de diálogo direto.

A oferta da Plastics Training Initiative (KAI) foi utilizada por muitos alunos e estudantes para recolher informação sobre os perfis profissionais e oportunidades de carreira na indústria do plástico.

A próximo K em Düsseldorf será realizada de 8 a 15 de outubro de 2025.

Fonte: Blog do Plástico

Carrinho de compras