Copos plásticos usados na corrida de São Silvestre são reciclados

COPOS PLÁSTICOS USADOS NA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE SÃO RECICLADOS E TRANSFORMADOS EM CAIXAS ORGANIZADORAS DOADAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO

Ao longo do mês de julho, 13 escolas públicas, entre CEMEIs, CEIs, EMEIs e EMEFs, da cidade de São Paulo receberam mil e duzentas caixas organizadoras fabricadas a partir dos copos plásticos de água distribuídos aos participantes da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em 31 de dezembro de 2021. A expectativa é que aproximadamente 6.700 alunos sejam impactados pela iniciativa.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, organizadora da corrida mais tradicional do Brasil e tem como objetivo demonstrar para a sociedade a importância do descarte correto dos resíduos, bem como a relevância da Economia Circular e da reciclagem.

Os copos de água usados pelos participantes durante todo o percurso da corrida foram recolhidos e transportados até a Dinâmica Ambiental, empresa especializada na gestão de resíduos, que separou os lacres de alumínio dos copos. Na sequência, o material foi encaminhado para a Plastimil, fabricante de materiais reciclados, que ficou responsável por reciclar os copos em matéria-prima. Por fim, a matéria-prima reciclada foi enviada para a empresa Monte Líbano, que produziu as caixas.

Para o Movimento Plástico Transforma, a ação é de muita importância por exemplificar os benefícios da destinação correta aos resíduos. “Essa é segunda vez que realizamos a ação e a cada edição temos mais clareza do sucesso dessa iniciativa que tem como objetivo evidenciar as vantagens do descarte correto dos resíduos e de reforçar os conceitos da Economia Circular”, afirma Simone Carvalho, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma.

“A parceria com o Movimento Plástico Transforma traz a oportunidade de materializar os conhecimentos sobre reciclagem construídos com as crianças. Por meio desta parceria elas conhecem o processo de reciclagem e utilizam as caixas organizadoras, vivenciando com sentido e significado a utilização de um material reciclado nas ações do cotidiano na escola, como transportar e guardar brinquedos e livros”, finaliza Herica Martto, Diretora da escola CEU CEMEI Coreto de Taipas.

Edição 2019

Esse é o segundo ano da parceria entre o Movimento Plástico Transforma e a Corrida de São Silvestre. Em 2019, os copos recolhidos foram transformados em 1.800 lixeiras, doadas para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no interior de São Paulo. Ao todo, foram produzidos 900 coletores para resíduos recicláveis e 900 para orgânicos, que impactaram a rotina de cerca de 120 mil alunos, nas duas cidades.

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, onde é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade. É uma iniciativa do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem.

Fonte: Blog do Plástico

Carrinho de compras